Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

A primeira etapa fundamental para quem tem cães e vive num apartamento é ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo. É muito desagradável acordar de manhã ou chegar a casa e ter cócós e xixis por tudo quanto é sitio.

Então como vamos ensinar o cão a fazer necessidades no lugar certo?

Primeiro precisa saber que eles aprendem por associação de ideias, por isso educá-lo a fazer necessidades no jornal, no tapete higiénico, no quintal ou na rua, é fácil mas pode demorar algum tempo dependendo da inteligência da raça.

1 – Escolha o local certo do banheiro.

Antes da entrada do novo elemento da sua família deve escolher o lugar certo para as suas necessidades. O banheiro não deve ficar ao pé da comida e deve ter um chão com uma textura diferente de tudo na casa tipo jornal para ser mais fácil de associar.
Depois você deve escolher uma área pequena no começo para quando ele ficar sozinho, é de longe a forma mais rápida de ensiná-lo. Quando estiver em casa, deixe-o ficar consigo o tempo todo. Quando sair deixo-o num espaço pequeno. Assim um cercadinho ou sala pequena podem ser usados. O filhote deve ser ensinado a conquistar a sua liberdade na casa.

2 – Mostrar o local do xixi para o cão

A primeira coisa que um cachorro precisa de saber é onde fazer as suas necessidades. Assim logo da primeira vez que ele entra em casa o lugar certo para as necessidades já deve estar escolhido e pronto para receber o novo inquilino. Deve leva-lo com guia / trela e mante-lo lá até eles satisfazer as suas primeira necessidades.
No entanto se o local certo for no exterior então desde logo deve mostrar a diferença entre interior de convivência e o exterior.

3 – Recompense comportamento adequado

Quando o cão finalmente fizer xixi no lugar certo, faça uma festa para ele.  Dê carinho, diga palavras animadoras e pode rolar até um petisco como prémio.
A ideia é que o filhote associe o fato de fazer necessidades no local correto com algo muito positivo.

4 – Dar bronca pode ter o efeito contrário

O dog acabou de fazer xixi no tapete. Então você dá a maior bronca no bichinho. Segundo as especialistas, no fundo, o cão pode estar encarando tudo isso como “epa, estou recebendo atenção”.
Finalmente, nada de repreender o animal assim que ele fizer xixi no lugar errado.

A sugestão das adestradoras é só dizer “Não” de forma firme levante-o e coloque-o no sitio apropriado e ignorar completamente o animal e só dar atenção quando ele fizer no local certo.
Por isso você deve tentar antecipar suas necessidades e mostrar onde fica o banheiro antes do bichinho fazer o xixi. Se você encontrar um acidente e não tiver visto quando o seu filhote fez, não fale nada para ele. Simplesmente limpe e continue em frente. Os cães vivem no momento.

Acima de tudo seja paciente e calmo na execução das duas dicas acima. Cães não aprendem nada sob pressão e muito menos sob descontrole emocional. Cuidado com práticas como: esfregar o focinho, bater ou xingar, isso pode só piorar o caso e levar a uma coprofagia (ato de comer fezes) e fazer as necessidades onde não deve apenas quando você não está olhando.

5 – Associe uma palavra

Escolha uma palavra como “xixi!”. Esta é uma associação e não um comando, porque você não pode mandar fazer necessidades a um cão. No entanto o objetivo é que eventualmente o seu cão associe a palavra à oportunidade para se aliviar o que pode dar jeito no futuro quando estiver em casa de amigos. Ao contrario da maior parte dos comandos você pode continuar a repeti-lo para o seu cão até que ele faça as necessidades.

6 – Estabeleça uma rotina para ensinar

Estabeleça alguns horários para levá-lo ao “banheiro” frequentemente e seja paciente! Tente alimentar o seu filhote e leva-lo para o local nos mesmos horários todos os dias. Seja paciente até se estabelecer a rotina e não desista ao fim de 5 ou 10 minutos.
Filhotes precisam ir ao banheiro a cada 1 ou 2 horas (dependendo da raça), bem como 15 minutos depois de comer. Mais importante a prevenção é a melhor forma de lidar com potenciais acidentes. No entanto se o seu filhote estiver tendo acidentes durante a noite, tente alimentá-lo mais cedo.

Resumo

Lembre-se, mesmo depois do seu o cão já estar treinado, ele vai continuar a ter acidentes. Filhotes se distraem facilmente, e às vezes simplesmente esquecem de ir até ser tarde demais. Todo cão pode aprender, ensinar é só uma questão de ser consistente, persistente e paciente!