Como fazer cachorro parar de morder

É muito fofo filhote mordendo ou mastigando nossas mãos, pés ou outra parte do corpo, mas quando cresce isso pode doer e precisamos de fazer o cachorro parar de morder. Se isso não for treinado em filhote quando for cão adulto vai ser muito mais difícil.

Não estamos aqui a falar do caso de mordidas originadas na agressividade, pois estas precisam de uma supervisão de um profissional pois envolvem um certo risco.

Porque mordem os filhotes?

Filhotes de cachorro tal como os humanos, nascem com dentes de leite. A dentição de leite é substituída pela definitiva por volta dos três meses para uma raça grande e dos seis meses para raças pequenas. A maior parte dos cães, independentemente de raça, terá a dentição adulta aos oito meses. Tal como os bebes eles exploram o mundo com a boca e isso leva-os a mordicar tudo para terem noção dos sabores e texturas dos objectos.

Ouvimos muitas pessoas dizerem “tá tudo bem, ele é só um filhote”, no entanto se o hábito de mordicar em você não for parado ele vai achar que isso é um comportamento aceitável quando crescer.

Eles começam por interagir com sua mãe e irmãos com a boca e a brincadeira de morder é algo comum entre eles. Os cães tem menos sensibilidade para dor que os humanos, então quando os filhotes chegam em nossas casas, essas brincadeiras não são desejadas por nós.

Como resolver e fazer cachorro parar de morder

Você precisa ser consistente nos ensinamentos pro seu cão, não adianta um dia você achar algo legal e depois você ficar bravo pelo mesmo comportamento que antes você achava fofo.

Tal como o xixi fora do lugar, as mordidas dos cachorros são o maior problema dos novos donos de cães. Mas fique calmo, tem solução!

Existem várias táticas e técnicas de adestramento para ensinar o cachorro a não morder. Use uma ou mais técnicas da nossa lista:

1 – Diga um “Não” bem firme

Quando o filhote morder você, diga “Não” e então dê ao filhote um brinquedo dele ou algo que possa mastigar. Elogie logo que cachorro parar de morder você.

2 – Evite afastar as mãos da boca dele

Quando o filhote estiver mordendo, tente não tirar a sua mão. Embora essa seja o nosso reflexo, para o filhote, o movimento de tirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pega pega”. Deve por isso, deixar sua mão onde está e diga um firme “Não”. Assim que parar elogie e dê alguma coisa em que possa mastigar.

3 – Pare de brincar

Se estiver brincando e o filhote começar a morder você, pare de brincar imediatamente. É importante mostrar que o comportamento não é aceitável e que a diversão não irá continuar se ele morder.

4 – Mostre que dói

Tal como nós se ouvirmos um barulho estridente paramos ou nos assustamos, os cães também se assustam ao ouvir o dono gritar um “Aii!”. Se isso funcionar ótimo, de novo, elogie o seu cão quando o cachorro parar de morder.

5 – Elogie o que não envolva mordida

Elogie sempre qualquer brincadeira que não envolva mordedelas. O seu cão precisa entender que é recompensado quando tem um comportamento é adequado, não apenas ser corrigido pelo inadequado.

6 – Separe-se do cão

Se você perder o controle total, e o seu cão não parar de morder, você deve simplesmente ignora-lo e afastar-se dele. Ele não vai querer esse seu comportamento por que fica sozinho.

7 – Dê outra coisa para o seu cão

Mude simplesmente a atenção do seu cão para outra coisa como por exemplo ir buscar a trela para um passeio. Seu pensamento não é como o nosso e você só precisa mudar a direção do seu pensamento de morder para outra coisa como passear.

Resumo

É importante ter em casa vários brinquedos de mastigar para o filhote como por exemplo palitinhos, Ossinhos de couro são excelentes para o filhote mastigar. Se você não gosta desse tipo de petisco ossos sintéticos e brinquedos feitos corda também são bons. O importante é ter algo que o seu cão goste de morder, mastigar ou roer de forma a superar esta fase da vida dele.

Lembre-se que os cães só entendem o certo e o errado.

Acredite, é MUITO mais fácil do que você imagina, você só precisa ser consistente. Ou seja, se não pode morder, não pode morder NUNCA. Não adianta nada se às vezes você deixar e outras vezes não. Seu cachorro vai ficar confuso, perdido e não vai aprender nada.