Como ensinar o comando pare

Tal como nós reagimos imediatamente à palavra “pare” por ser curta e transmitir uma ordem, da mesma forma o cão reage bem a sinais e comandos curtos, sendo esta a forma mais eficaz no adestramento do cachorro.

Um dos primeiro passo para adestrar um cão é ensinar o significado do comando “pare”. Este é um comando fácil de ensinar e com mais sucesso pois ira ser utilizado em muitas situações. Por exemplo este comando é muito útil quando o cachorro não para de seguir o dono ou quando ele fica muito agitado com a nossa chegada. Os cães são inteligentes, por isso não precisa de muito trabalho para faze-los compreender o que deve fazer com o comando “pare”.

Como ensinar o cão a parar e ficar quieto

Escolha um comando de parar só com uma palavra, por exemplo pare, stop, quieto. Este comando deve ser o mais curto e sonoro possível, para o cachorro conseguir memorizar com facilidade e não se confundir no futuro.

Não use o comando de parar em conjunto com o nome do cão, pois ele poderá começar a relacionar o seu nome com o comando de parar, o que irá problemas noutras atividades de adestramento.

Não eleve o tom de voz ao dar o comando de parar, pois o cão poderá começar a interpretar o comando como uma manifestação de raiva do seu dono. Ao dizer o comando, tenha sempre tom firme, sem suavizar e sem ser agressivo.

Faça um gesto com o comando para como estimulo visual. Para o comando de parar, em especial, utilize a mão aberta sobre o rosto do cão. O gesto e o comando devem ser feitos ao mesmo tempo, para o cão associar os dois ao comando parar.

Recompense sempre o seu cão, seja com petiscos ou carinhos, quando ele executar o comando corretamente. Mas lembre-se, se o cão falhar não se zangue e muito menos faça carinho.

Passos essenciais

Um passo muito importante no adestramento de cachorros e cães adultos é presentear o cão sempre ele executa uma tarefa ou comando correctamente. No inicio será difícil ele entender, mas ao fim de algum tempo ele começará a distinguir quando fez algo correto ou não e tentará melhor por que deseja agradar o dono.
Muito importante é não acariciá-lo, nem sorrir ou brincar, quando o cão fizer algo que não foi mandado, assim ele será sempre motivado a melhorar.