Como recompensar o cão no adestramento corretamente

No passado para domar um animal pensava-se que a melhor técnica era aquela que mostrava ao animal a força do homem. Assim a base do adestramento era o medo e a força. O treino de animais como o cão, o cavalo, animais de circo e muitos outros eram adestrados com base na dor e na repressão. Até em nós seres humanos a técnica de ensino era a mesma com o recurso à palmatória para castigar as crianças na escola.

Hoje as mentalidades mudaram e usamos métodos para recompensar o cão no adestramento mais eficientes, eficazes e saudáveis para ensinar e educar os animais a terem um comportamento adequado e a fazerem truques.

O desenvolvimento do comportamento animal feito por especialistas e adestradores ajudou no desenvolvimento de técnicas modernas de adestramento, que se baseiam no carinho e afeto e não na violência, dor e intimidação.

As vantagens e as desvantagens dos petiscos para recompensar o cão no adestramento

As técnicas mais eficazes na atualidade consistem, basicamente, no reforço positivo. Ou seja, recompensar o animal quando ele executar corretamente o que lhe foi mandado fazer. Ao contrário de punir os comportamentos incorretos, recompensar os bons comportamentos estimula o cão a realizar com cada vez com mais prazer o que lhe é proposto, e lentamente abandonar hábitos indesejados e prejudiciais.
Mas o que é o “reforço positivo”? Nada mais é do que uma recompensa pelo bom comportamento do cão no momento exato. Essa recompensa pode ser um elogio, um afago ou mesmo um petisco. O petisco é certamente o mais atrativo para o cão, mas devemos ter alguns cuidados com a utilização desta recompensa.

Nada deixará seu cão mais entusiasmado e disposto a aprender uma nova tarefa do que um bom petisco. Ele ficará mais concentrado em você e tudo fará para aprender o mais rápido possível sabendo que, depois de cada tarefa ganhará o saboroso petisco. O problema é quando você condiciona seu cão a obedecer apenas quando tem um petisco em mãos, ele pode ficar dependente do petisco para lhe obedecer e isso não é o que queremos. Existe ainda outro problema, que é quando temos um cão “educado e obeso”. Não abuse dos petiscos para não ficar com um cão obeso.

Por isso é importante ir reduzindo gradualmente os petiscos como recompensa durante as etapas do adestramento. Por exemplo, se o cão está aprendendo a dar a pata, primeiro você lhe dá um petisco toda vez que ele lhe obedecer e der a pata. Depois, passe a dar o petisco a cada três vezes, que ele acertar o truque e por aí adiante. Com o passar do tempo ele irá realizar a tarefa sem necessidade do petisco sendo suficiente um bom elogio e carinhos.

Nada melhor que carinho

O seu carinho para recompensar o cão no adestramento é atitude mais importante para o seu cão. Elogie bastante e faça muito carinho quando ele lhe obedecer ou fizer algo bem feito. Eles adoram ouvir um “boa” quando cumprem uma missão, junto com um belo carinho na cabeça. O cão irá sempre aprender com mais facilidade e alegria os treinamentos que estimulam respeito mútuo entre o cão e se dono. Métodos violentos e castradores para recompensar o cão no adestramento estão ultrapassados e não são bons para ninguém. Nem para o cão, que obedecerá por medo e não por amor e respeito, nem para a pessoa que descarrega suas mágoas e frustrações num animal indefeso.