Como treinar o cão a dar a pata

Alem dos comandos básicos como senta, deita, fica existem outros. O mais comum de todos é o famoso “dar a pata”. Este é um belo truque para mostrar aos amigos. Estes são os truques que pode ensinar ao seu cão e que servem tanto para fortalecer a relação entre vocês quanto para causar uma boa impressão nas pessoas.

Este é um truque que requer mais de tempo e paciência para o cão aprender, mas vale a pena o esforço. A ação de dar a pata cria nas pessoas uma sensação de segurança em relação ao cão, sobretudo nos cães maiores. Mas o efeito mais importante deste truque é desenvolver a confiança entre o cachorro e o dono e reforçando a liderança, com diversão e alegria.

Como ensinar o cachorro a dar a pata

Este truque pode ser ensinado em qualquer idade embora seja mais fácil quando o cão ainda é filhote. Aproveitando o fato do cão usar muito as patas dianteiras para comunicar ou pedir algo, o treino pode acabar por ser mais fácil do que imagina. Em geral, o exercício terá de ser posto em pratica diariamente, durante uma semana pelo menos até o cão começar a executar o truque com naturalidade.

Passo 1

Comece por mandar o cão sentar, sempre prestando muita atenção em você. Agarre um petisco na sua mão fechada, para que ele apenas sinta o cheiro e não veja o que há nela. Leve a mão (com a palma virada para baixo) até ao pé do focinho do cão, porém um pouco para o lado. Assim o cão colocará seu peso mais numa das patas. Estimule-o a descobrir o que há na sua mão. Logo ele irá tentar “pegar” o petisco com a pata. Quando a pata tocar a sua mão, elogie-o, vire a palma para cima, abra a mão e deixe-o pegar o petisco.

Passo 2

Quando ele estiver treinando esse movimento com mais frequência e naturalidade, comece a introduzir o comando “dá a pata” ou só “pata”. Dê o comando no exato momento em que o cachorro encostar a pata em sua mão. Não se esqueça de sempre incentivá-lo com elogios e carinhos.

Comece a alternar a pata que ele deve dar a você. Faça isso repetindo o procedimento com a outra mão, na direção da outra pata. Isso não será difícil para o cão compreender o que deve fazer.

Passo 3

Geralmente o cão fica excitado quando compreende que realizou corretamente a tarefa. Os cães adoram aprender e mostrar ao dono que aprenderam. No entanto, isso pode fazer com que ele fique ansioso e comece dar-lhe a pata assim que sentar, sem que você dê o comando. Nesse caso, diga firmemente “não” (mas sem agressividade). Assim que ele ficar sentado, prestando atenção, mas sem dar a pata, dê o comando.

Recompense-o novamente com carinhos e elogios. Conforme o cachorro vá obedecendo com mais facilidade, vá reduzindo gradualmente a quantidade de petiscos.

Atenção, trata-lo como falta de respeito e disciplina-lo da forma errada, não vai ajudar em nada, pode ter certeza disso. Ele precisa de carinho, só assim vai entender você.

A hora certa de praticar

Pratique este treino de adestramento durante pelo menos 10 minutos diários, mas nunca insista caso seu cão demonstre desinteresse ou irritação.

A melhor altura para praticar o adestramento de qualquer truque novo é sempre antes de o cão fazer sua refeição, já que ele estará mais alerta, atento e disposto a obedecer, sabendo que de seguida terá um belo almoço ou janta pela frente.

Por fim, sempre termine o treino num momento positivo, nunca depois de o cão se recusar a realizar a tarefa. Encerrar num momento alegre estimulará o cão a realizar corretamente o truque na próxima vez que praticarem.

Brincando de dar a pata

Todo o comando de dar a pata serve, além de treinamento para o cão, como um estimulante da coordenação motora e do sentido de equilíbrio do seu cachorro. Use este treino como se fosse uma brincadeira. É tambem interessante ensiná-lo a dar as duas patinhas, alternando várias vezes.

Quando ele estiver já bem treinado, você pode dizer “pata Direita” e “pata esquerda” que ele vai entender o comando rapidamente. O educação do cão, dá-se pelas repetições, sendo que uma hora ou outra ele entende e torna comum para ele fazer isso.