Como corrigir a desatenção do cão?

É necessário corrigir a desatenção do cão para que o processo de treinamento seja mais fácil. Para termos a certeza de que conseguimos passar uma mensagem a outra pessoa precisamos que ela esteja com atenção ao que dizemos. Isso não é diferente no reino animal.

Se o cachorro está atento ao que mandamos fazer sejam gestos ou falas, ele irá absorver melhor o adestramento.  Por outro lado se o cão estiver distraído e desatento, o processo de treinamento será bem mais difícil do que deveria ser.

Tal como nós, os cães precisam de uma certa atenção para aprenderem o que está sendo ensinado. Essa concentração é tão importante que se não existir, o processo de adestramento torna-se bem mais complicado.

Assim, quanto maior a atenção que o cão dá aos seus comandos, aos seus ensinamentos sobre liderança, aos comandos de sentar e etc., mais rápido e melhor será a aprendizagem. Os comandos novos serão apreendidos com mais rapidez e precisão.

Como fazer o cão ser mais atento para corrigir a desatenção

Uma das maneiras mais fáceis de deixar o cão mais atento é começar a estimular essa atenção. Existe uma técnica que dá muitos resultados para tal finalidade e ajuda a corrigir a desatenção do cão. A técnica é ter comportamentos imprevisíveis, para o cão a prestar mais atenção e concentrar-se nos seus movimentos. Assim o cão irá tentar acertar qual será seu próximo passo.

Nada melhor que dar uns exemplos:

Brincar à apanhada

Imagine que o cão está brincando com você, seguindo você por todo lado. Use isto para deixar o cão mais atento. Corra para a direita e repentinamente corra para a esquerda. Isso motivará o cão a ficar mais atento aos seus movimentos, para tentar saber para qual direção você está correndo. Este movimento teria a finalidade de enganar o cão, mas logo ele concentrará a sua atenção em você e nos seus movimentos.

Esta técnica parece simples e muitos podem achar que não resulta, no entanto verá que o cão se sentirá mais confiante e se tornará mais atento.

Brincar de vai buscar

Outra técnica bastante comum para aumentar a atenção do cão é usar uma bola, ou algo que o cão goste de pegar. Enquanto brinca, finja que arremessa este objeto na direção do cão. No inicio, ele acreditará que você realmente atirou o objeto, mas logo ficará motivado a concentra-se com mais atenção no movimento das suas mãos para ver se o objeto foi realmente atirado.

Resultados esperados

Com uma prática constante destas técnicas, o cão irá torne-se mais atento e concentrado, mesmo em coisas que nada tenham a ver com brincadeiras. Esta atenção, sem dúvidas, ajudará você no seu processo de adestramento do cão. O cão mais atento absorverá melhor as sessões de adestramento e logo responderá aos seus comandos mais rapidamente, principalmente os comandos curtos.