Adestramento de cães - princípios básicos

O adestramento de cães é quase uma ciência social pois você precisa compreender um pouco de psicologia canina. O adestramento é importante porque além de reforçar sua posição de líder da matilha, o adestramento e a obediência dão prazer ao cão, estimulam o seu raciocínio, entretém e é essencial para que o cão seja equilibrado e, portanto mais feliz. Um cão bem treinado convive com outros cães e humanos de uma maneira muito mais saudável, educada e agradável.
O inicio da educação deve começar logo que o filhote mostre alguns sinais iniciais.

Para dar inicio ao treino do seu cão, primeiro você precisa de compreender o seu comportamento. Cães não pensam como humanos, eles seguem instintos e estão programados para seguir um líder da matilha e obedecer as suas regras. Muitos donos tratam os cachorros como pessoas, achando cruel por exemplo não deixá-los subir no sofá. Na verdade os cães realmente precisam desses limites e serão mais tranquilos e equilibrados dessa forma. Claro que eles podem subir no sofá, mas somente quando o líder, ou seja, você, permitir.

Ser o líder do seu cão irá criar um laço forte com ele, uma ligação de admiração e respeito. O cachorro fica calmo, tranquilo, não ladra por tudo e por nada, não rosna, não faz coisas erradas e respeita seus donos. É o mundo ideal.

5 conceitos para o adestramento de cães

  1. Socialização
  2. Necessidades de exercício e consumo de energia
  3. Satisfazendo estímulo mental
  4. Treinamento
  5. Estabelecendo limites
  6. Conclusão

Socialização

Já viu cães que parecem bicho do mato, eles apresentam um comportamento inseguro e nervoso com situações estranhas. Estes cães precisam de aprender a ser sociais.
Muitos donos vão buscar o seu novo amigo e o fecham em casa levando-o raramente à rua. Depois não compreendem que ele se comporte de forma estranha quando alguém lá vai a casa ou quando saem com ele para a rua.

O problema é que eles estão a criar um cão que não sabe como lidar com as coisas novas como pessoas, animais, locais, etc. que ele vai encontrar durante a sua vida. Alguns cães lidam melhor com isto que outros, mas não ter sido exposto a uma variedade de situações pode resultar num cão inseguro, que não sabe o que fazer, e pode inclusive gerar problemas de comportamento como medo, agressão, nervosismo etc.

Os primeiros passos da socialização são dados com os irmãos e com a mãe e por isso não devemos tiram os filhotes da cadela para o desmame antes dos dois meses.

Socialização é a exposição a situações novas de uma forma positiva. Isto significa que devemos garantir que cada experiência seja divertida e confortável para o seu cão, não assustadora. Não significa jogar o seu cão junto com outros 20 cães e deixá-lo sozinho resolver os problemas. Não significa vencer a timidez do seu cão forçando a sentar-se enquanto outras pessoas passam a mão nele. Estes podem ser potencialmente exemplo de situações assustadoras que podem causar mais mal do que bem. Em vez disso, significa procurar por oportunidades para que o seu cão seja bem sucedido. Considere sessões de adestramento de cães.

Faça atividades externas com o seu cão como passear no parque. Convide amigos para visitá-lo para uma festa de cães. O importante é dar a conhecer o mundo ao seu cão de uma forma gradual.
É possível fazer uma socialização remediada para um cão que não teve essas experiências, como por exemplo, um cão mais velho adotado, mas isso é de longe o ideal para um filhote.

Satisfazendo as necessidades de exercício e consumo de energia

Não importa se um cão está bem educado e é obediente. Se não exercitar o seu cão regularmente continuará a ter problemas. A maioria dos problemas de comportamento têm origem na simples falta de exercício. Problemas como latir, cavar, escapar de casa, hiperatividade, pular, morder, destruir, etc podem ter na sua raiz a falta de exercício. Isto pode-se transformar em problemas habituais que já não são falta de exercício, mas esta foi a sua origem.

Muitas vezes temos um cão que com uma lista enorme de problemas, e você inicia com ele uma rotina diária de exercícios e você sabe o que acontece… a maioria dos problemas parecem diminuir significativamente. Não é um milagre que acontece. Diz o ditado que “um cão cansado é um bom cão” é mesmo verdade.

O primeiro passo é criar um plano diário de exercícios para você e seu cão. Mesmo que tenha um pátio cercado ou um jardim deve fazer isso. Muitos cães que ficam locais ao ar livre mas não se exercitam. Eles divertem a cavar ou a pular a cerca para visitar o vizinho ou ficam simplesmente a sua espera. No entanto isto não significa que você não possa usar a sua área cercada, mas considere um plano rigoroso de atividades com o seu cão. Faça pelo menos uma longa caminhada por dia com o seu cão.

Quanto tempo devo fazer o treino? O objetivo é que você e seu cão fiquem felizmente cansados, então ajuste a distância do percurso, a dificuldade da caminhada em relação ao tamanho do seu cão.

Junte o útil ao agradável e faça atividades que você gosta acabando por se exercitar a você mesmo de uma forma divertida

Satisfazendo estímulo mental

O “corpo são mente sã” lá diz o ditado. Uma atividade mental é boa para a saúde do seu cão. Por exemplo, passear com o seu cão num local novo pode ser bastante estimulante e cansativo mentalmente. Adestrar é uma outra forma de estimular o seu cão, além de ser uma ótima ideia para a sua relação com ele. Você ganha dois por um com o treinamento!

Existem outras formas de você exercitar o cérebro do seu cão como:

– Ensine o nome de diferentes brinquedos para o seu cão. Desta forma você pode pedi-lo para pegar um brinquedo específico por nome.

– Brincar de esconde-esconde com o seu cão. Pode ser você se escondendo ou você pode esconder um brinquedo para seu cão encontrar. Estes jogos realmente exercitam os instintos no cérebro do seu cão. Utilizar o faro para detectar odores pode ser muito divertido.

– Faça o seu cão trabalhar para ganhar a sua refeição. Você pode usar a comida como parte do seu plano de treino ou pode usar brinquedos que liberam comida automaticamente sempre que usados para brincar.

Treinamento

Você quer ensinar certos comandos como sentar e deitar ao seu cão mas como faze-lo? Esse é o dilema. Um cão pode aprender como sentar ao seu comando, mas ele continua a pular para cima das pessoas. Como transformar esses comandos que ele aprendeu e criar um cão educado que lhe obedece?

Tal como a educação de uma criança ele aprende por repetição e por padrões de hábitos ou seja, você precisa de ter o habito de ensinar o seu cão todos os dias. Ele vai estar sempre a observa-lo a aprender com as novas situações. Ele vai aprendendo a saber como consegue o que quer, o que você quer que ele faça, qual a sua resposta para uma variedade de coisas, etc.

No adestramento de cães, nós temos que nos habituar a faze-lo pela positiva, ou seja, em não ficar dizendo para nossos cães o que não queremos que façam mas sim mostrar o que queremos que façam. Recompense-o de imediato quando você o vir fazendo o que deseja. A recompensa imediata significa que ele provavelmente irá querer repetir o ato. Substitua a palavra NÃO por palavras que tenham valor e significado. Por exemplo, “NÃO!” poderia ser substituído pelo comando “Solta”. Ou “NÃO!” poderia ser substituído pelo comando “Senta” de forma a ele parar de pular quando alguém quer acariciá-lo.

Adestrar é uma forma útil para comunicar com o seu cão.

O treino deve começar logo no seu primeiro contacto com o seu cão tenha ele 2 meses ou 2 anos. É a forma de lhe mostrar como se deve comportar. Se você permite que ele coma à mesa e 1 mês depois quer acabar com o mau habito será muito mais difícil.

Por isso adestrar é uma forma de desenvolver boas maneiras do seu cão. Você usa os comandos que ele já conhece em troca das coisas que ele quer ou precisa. Ele pode sentar e ficar enquanto a porta é aberta. Ele pode esperar enquanto você põe a comida. Ele pode sentar enquanto você lhe põe a guia. Ele pode deitar enquanto você vai buscar o seu brinquedo. Ou seja o importante é ele aprender que se o tiver um bom comportamento fazendo o que você pede ele vai ter a sua recompensa.

Adicionalmente, isto é muito positivo e não envolve qualquer força. Ele aprende que este comportamento é importante por si só por meio da sua direção e ensinamentos.

Estabelecendo limites

Estabelecer limites para o seu cão é muito importante, pois são as regras fundamentais que ele terá de aprender a não ultrapassar, como as linha num campo de futebol.

Um cão fica muito mais feliz sabendo quais são as regras que tem de cumprir, caso contrario ele se tornará alfa e será ele a impor as regras. Algumas vezes um cão fica confuso porque sua família não sabe os limites também. A mãe diz uma coisa, o pai outra, as crianças outras. Todos na família deveriam estar alinhados com o cão de forma que ele saiba o que pode e o que não pode fazer.

Idealmente estabeleça o que espera do seu cão. Ele pode subir na mobília? Pode pular? Deve ficar sentado ou deitado em alguns momentos específicos? Como deve caminhar na guia? Então enquanto faz o treinamento você estabelece esses limites para ele. Cachorros são excelentes em seguir regras e gostam de consistência, mas precisam saber quais são as regras. Mostre a ele por meio do treinamento o que você espera e isso é tudo que precisa.

Conclusão

São necessárias as 5 partes desta equação para criar um cão bem ajustado e feliz. O que também acontece ao longo do caminho é que o cão aprende a respeitá-lo e ouvi-lo. Não é feito por meio da força, mas ao contrário, por meio de treinamento e respeito. Esta é a melhor forma de estabelecer um relacionamento com o seu cão onde você sabe que pode confiar nele para ouvir você ao longo do tempo. Isto fará o resto do seu treinamento e vida com o seu cão muito mais fácil.