O que é um cão alfa

A vida em matilha está profundamente enraizada nos cães, como uma relíquia do seu passado quando era um lobo. O cão alfa é sempre o líder da matilha. Por outras palavras o cão macho alfa é quem manda na matilha toda. Os outros cães do bando esperam dos alfas o estabelecimentos da regras e da estrutura clara da matilha.

Membros da matilha

O cão alfa é o membro de maior status na matilha. Ele é seguido pelos cães beta e finalmente por cães ómega. Os cães alfa possuem comportamentos dominantes e um desejo de assumir o controle. Eles não seguem regras, eles é que as fazem. Cães beta geralmente têm temperamentos fortes, mas são inegavelmente tem um status mais baixo do que cães alfa e, portanto, aceitam o seu comando. Cães Ómega, por outro lado, são caninos bastante tímidos e submissos. Eles não são tão auto confiantes quanto os outros e, às vezes, são suscetíveis a serem pisoteados pelos demais.

Precedência do cão alfa

O cão alfa têm precedência sobre os outros membros da matilha. Eles andam na frente dos cães beta e ómega. Eles tem sempre a primeira escolha. São sempre os primeiros a comer enquanto o resto da alcateia espera pacientemente. Eles têm prioridade nas atividades de criação e grooming. Se alguém se atreve a desafiar o cão alfa, ele pode apenas emitir um grunhido de aviso ou atacar até à submissão do oponente.

Determinando o poder do cão alfa

Quando se trata do estabelecimento de estruturas hierárquicas caninas, muitos componentes diferentes entram em ação. Os cães às vezes determinam sua classificação social participando de pequenas disputas físicas – uma maneira de avaliar a saúde ideal. Outros elementos que frequentemente contribuem para as classificações sociais dos cães incluem género, posicionamento hierárquico de seus parentes próximos, temperamento, tamanho físico e idade. Apesar dessas coisas, nem sempre é fácil prever o status. Cães com senioridade tendem a ser mais altos do que os jovens, mas as exceções não são incomuns. Na maioria das vezes, as estruturas sociais dos cães permanecem consistentes. Eles ocasionalmente mudam, no entanto, devido a situações como a morte do cão alfa.

Estima

O importante para os cães alfa é que os outros os olhem com a maior estima e consideração. Como os cães alfa são responsáveis por manter as coisas em ordem, eles precisam exibir características comportamentais importantes, como comando, compostura e firmeza. Os cães confiam nos líderes para preparar o caminho para eles, sejam eles líderes humanos ou caninos. Como animais domésticos, é crucial que os cães sempre vejam seus donos como cães alfa em forma humana.

Conclusão

Uma liderança clara é uma necessidade primordial para a serenidade canina.

A relação entre cão e o homem é uma parceria, e você dever ser idealmente o líder dessa parceria. Existe sempre um líder em todas as relações, ambas humanas e caninas. Você deve usar treinamento e respeito para desenvolver um cão que ouve você. Ser um líder alfa é realmente sobre usar o conceito de adestramento para mostrar ao seu cão o que ele deve fazer.