Como ensinar o cachorro a sentar

Existem truques e comandos que são mais fáceis do que outros para o cão aprender. Ensinar o cachorro a sentar é sem dúvida um dos mais fáceis de ensinar. Além de fácil, o comando “senta” é extremamente útil no dia a dia do cão e no seu também. O comando para sentar pode ser usado nas mais diversas situações como dar comida para o seu cão, receber convidados ou apresentar o cão a outras pessoas (e outros cães também).

Existem várias técnicas para ensinar o cachorro a sentar. Cada uma delas deve ser usada tendo em conta a idade e personalidade do cão, facilidade de aprendizagem para novos comandos, seu grau de confiança. Vamos então aprender algumas dessas técnicas que facilitarão a sua vida e o seu cachorro ficará mais feliz.

Como ensinar o cachorro a sentar

Método Natural

Se o seu cachorro for jovem este é o método mais fácil de ensinar seu cão a sentar. Este método consiste em aproveitar o tempo que você passa com seu cão, deixando-o agir naturalmente (sem interferências) e aproveitar os momentos em que ele se senta. Esteja com atenção e no momento exato em que ele encostar o traseiro no chão, diga de modo firme, mas gentil, a palavra “senta” e acaricie-o, elogie-o ou dê um petisco. Repita o este procedimento cada vez que o cachorro se sentar. Em pouco tempo ele estará associando o comando “senta” ao ato de sentar. Depois pratique o comando curto “senta” quando ele estiver de pé, elogiando sempre que realiza a tarefa.

Método Indutivo

Outro método é induzindo-o a sentar-se utilizando um petisco. Chame a atenção do seu cachorro, faça-o ficar à sua frente e com a atenção focada em si. Pegue o petisco, segure firmemente e leve até seu focinho para que possa cheirar (não o deixe morder ou tentar pegar). Movimente a sua mão por cima da cabeça do cão em direção à sua nuca. Automaticamente ele irá levantar a cabeça e sentar-se para poder seguir o petisco.
Nesse momento deve dar o comando de “senta” e logo depois dê-lhe o petisco , elogios e carinho como recompensa pelo bom trabalho. Reduza a quantidade de vezes em que ele é recompensado com petiscos gradualmente. Rapidamente ele obedecerá ao comando sem necessitar de um petisco, o elogio será uma recompensa suficiente.

Método com coleira

Para cães e que nunca foram adestrados, você pode usar coleira e guia. Faça-o ficar parado ao seu lado. Com uma mão, segure a guia puxando levemente para cima, e, com a outra, empurre levemente seu quadril para baixo. Não use força no movimento para ele não achar desagradável. Assim que ele sentar, repita os passos dos métodos acima, dando o comando “senta”, elogiando-o e recompensando-o, diminuindo a quantidade de petiscos até que ele obedeça naturalmente o comando.

Paciência sempre ajuda

Alguns cães são mais difíceis de adestrar e terão mais dificuldade em aprender o que mandar fazer. Tenha paciência é tudo uma questão de tempo e todos aprendem (todos os cães têm essa capacidade). Lembre-se sempre de usar o reforço positivo e nunca dê o comando num tom zangado nem de brincadeira, desse modo ele obedecerá por prazer e não por medo. Caso o cão perca o interesse, não insista. Pare e recomece no dia seguinte tudo de novo.