A forma correta de corrigir o cão

Sabia que a maioria dos problemas comportamentais dos cães têm origem nas ações dos próprios donos? Ao corretamente corrigir o cão você precisa de se colocar como líder da matilha (leia também quem é o Líder da Casa). As pessoas na maioria das vezes tratam os cães como pessoas e não como cães que são. Por outro lado o cão vê-nos como cães da mesma matilha.

O cão é um animal social e integrado numa estrutura organizada. Cada cão tem uma posição definida na matilha, podendo haver alguma disputa, mas sempre respeitando as regras. Nas nossas casa não deve ser diferente. Somos uma matilha, onde geralmente somos os líderes. Assim para corrigir o cão nalgum comportamento indesejado, devemos faze-lo do modo deles e usar o reforço positivo. Não se esqueça que o cão não entende o “modo humano” de fazer as coisas.

Posição social na família

Vamos considerar que a sua família é uma matilha, o cão na hierarquia deverá ocupar a posição mais baixa de qualquer membro de sua família, principalmente crianças. Isso deve estar bem claro para o cão, assim você evitará que ele “dispute posição” nos níveis hierárquicos da família. A maneira mais fácil de estabelecer a hierárquia é através da educação e de regras. Você e a sua família definem o que pode e o que não pode feito dentro da matilha.

Reforço positivo

É muito mais simples educar um cão através do reforço positivo, onde você premeia uma ação correta, do que pela punição, onde você castiga o cão por uma atitude errada. O reforço positivo tem resultados muito mais rápidos e eficientes e consiste em recompensar seu cão com muito carinho, elogios e até petiscos todas as vezes que ele executar o que é esperado. Mas, como corrigi-lo quando fizer algo errado?

Usar o Não

Existem varias maneiras de corrigir  o cão sem usar violência, castigos ou punições. Mais uma vez tem de se colocar na pele do cachorro para atuar. O método mais eficiente é usando a palavra “não”. Ela deve ser dita sempre num tom firme e convicto, mas sem gritar ou ficar repetindo. Adicione a isso uma postura corporal imponente e segura. Não fique explicando mil coisas para o cão sobre o seu erro, pois ele não irá compreender e ficará ainda mais confuso.

As cadelas corrigem os filhotes através de leves mordidas na nunca. Pode simular este comportamento dando toques com a ponta dos dedos, de modo rápido e firme na nunca do cão (não pancadas), ele entenderá como correção de algo errado (nunca use força nesse movimento pois pode magoar).

Usar armadilhas

Para corrigir comportamentos indesejados do seu cão também pode usar “armadilhas”, sem que ele perceba que foi você. Por exemplo, o seu cão tem o hábito de latir cada vez que alguém passa à frente de sua casa. Mesmo que você corrija o cão quando está ao pé dele ou perto, ele certamente continuará fazer isso quando você não estiver presente. Assim tem de arranjar maneira de corrigir o cão simulando que você não está presente. Esconda-se e arranje uma latinha com pequenas pedrinhas dentro e arremesse as pedrinhas ao cão quando ele estiver tendo o comportamento indesejado. Não deixe que ele o veja. Assim ele irá apanhar um susto e não associará a correção a você e sim à atitude dele. Assim mesmo sem a sua presença, ele entenderá o que não pode fazer.

Usar instintos naturais

Na natureza, um cão que desobedece às regras da matilha, é isolado e ignorado por algum tempo. Faça isso também. Em caso de agressividade do cão, por exemplo, isole-o por uns 20 minutos num quarto ou espaço pequeno, sem distrações, no momento do ato indesejado. Durante esse tempo, converse alto com sua família e divirtam-se. Ele irá perceber que a família está feliz mesmo sem a sua presença. Depois quando soltar o cão todos devem ignorá-lo. Não há nada pior para um cão do que ser isolado de sua matilha. Ele irá compreender que a sua atitude não será tolerada e tentará não repeti-la.