Como todos sabem se tivermos um grupo de cães abandonados ou selvagens, eles forma uma matilha. Essa matilha possui uma organização bem estruturada onde é necessária um líder. Esse líder comanda o grupo, dando ordens, decidindo quem e quando atacar, decidindo para onde ir e onde ficar. Contudo, essa característica também existe nos cães domésticos. Os cães domésticos também são obedientes à um líder que manda em casa. É por isso que por instinto, o cão identifica a casa e a família do seu dono como a sua matilha. Devido a esse instinto levanta-se exatamente a pergunta: Quem manda em casa? Você ou seu cão?
Os cães por instinto tentam sempre subir na escala social. Por isso é importante estarmos sempre atentos à liderança em casa, que nunca poderá ser do cachorro. Existem consequências graves para os donos quando os cachorros se assumem como líderes: eles tornam-se agressivos, não obedecem, bagunçam a casa inteira… afinal, eles acreditam que podem fazer tudo o que querem.
É importante ser mais inteligente que o seu cão. Ele encara sua família de forma hierárquica, por isso mostre-lhe quem manda em casa mais e quem manda menos. É importante não ter pena do cachorro, ele terá que ser tratado como o menos importante da família, só assim será subordinado e obediente a todos. É muito comum vermos famílias paparicando seus cachorros e exagerando nos cuidados. Isto sem dúvidas, deixará o cachorro desobediente e arrogante. O ideal é o cachorro se subordinar a todos, até mesmo às crianças da casa.
Não existe forma de fugir desta hierarquia social que existe na sua casa. Isso já nasce com o cão. Por isso, é necessário balancear a forma de ensinar o cachorro para ele ser o menos importante da casa. Este comportamento não é uma forma de desprezo com o cão, pois ser o menos importante da casa não deve significar que o cão será maltratado, mas sim manipular a forma como o cão vê a sua família, nunca se assumindo o líder da casa.
Há varias formas de saber quem é o líder da casa. Esteja atento às atitudes do seu cão e, se notar algum comportamento estranho, comece logo a procurar algo para roubar a liderança do seu cão. Para saber quais as atitudes que o cão assume quando líder é fácil:
É claro, você poderá brigar com ele e até bater e ele poderá sair com o rabo entre as pernas, contudo mais tarde, ele fará tudo novamente.
Tudo deve acontecer exatamente como acontece na matilha. Quando dois cães se confrontam por causa da liderança, eles enfrentam-se e rosnam, ameaçando uma briga. Se uma das partes baixar a cabeça, ou deitar-se mostrando a barriga, o cão que prevaleceu leva o título de líder. Mas se não houver essa atitude entre os cães, sem dúvidas eles brigarão pela liderança do grupo.
Para ser o líder da casa é necessário começar por primeiro compreender quais as atitudes que um líder deve ter e aí sim exercê-las. O cão entenderá com facilidade que você está liderando e normalmente aceitará que você é o líder sem problemas e portanto manda em casa. O cão poderá demorar a aceitá-las, porém com o tempo ele entenderá que você é o líder e não ele. Veja algumas informações sobre como ser o líder da casa:
Num passeio o líder da matilha vai sempre na frente, pois é ele quem decide qual o caminho, onde parar e é ele quem marca o território. Por isso, o cão assimila este comportamento num passeio vendo quem vai à frente. Não deixe o cão à solta, para fazer o que quer. Ele irá querer seguir seu próprio caminho, mas é você quem deve conduzir. Assim o cão entenderá que o líder é você, pois você e que está conduzindo.
Imagine que está a almoçar à mesa e o seu cão, de pequeno porte, começa a pular sobre si a pedir comida. Para você ele poderá estar apenas pedindo comida, mas o seu cão pode estar ordenando que você o alimente. É obvio que, se o cão encarar que manda em casa e você o alimentar, ele se sentirá o líder. O ideal é você não dar comida para ele nesse momento, e sim só depois de você almoçar.
É importante perceber que o respeito de líder da família conquista-se e não deve ser exigido. Isto inclui os castigo que você irá querer dar ao cão caso não siga sua regras. Compreenda que se o cão hoje sente-se líder da família, foi por causa da erros comportamentais seus. Por isso, não culpe seu cão por ser desobediente e por achar que está no comando. Ao fazer isso você estará exigindo a liderança, quanto na verdade o conselho que damos é ganhar a liderança.