Desmamar os filhotes muito cedo pode causar problemas de saúde e comportamentais.
Amamentar desempenha um papel significativo na saúde do filhote e pode ajudar a garantir uma nutrição adequada e proteger contra doenças . Os filhotes tendem a se desmamar naturalmente com o tempo, e os criadores geralmente devem evitar o desmame precoce.
Os filhotes geralmente começam o desmame naturalmente entre seis e sete semanas ou seja mais ou menos 50 dias. Se os filhotes não forem desmamados até às sete semanas, você pode começar a separar a mãe do filhote por mais tempo e incorporar alimentos sólidos e semi-sólidos à dieta dos filhotes.
Os filhotes precisam comer pelo menos a cada três horas durante as primeiras seis a sete semanas de vida, assim como os filhotes começam a mamar menos, complete sua dieta com alimentos sólidos.
O desmame não acontece da noite para o dia. Em vez disso, as mães gradualmente começam a rejeitar as tentativas de seus filhotes de mamar e só permitem períodos mais curtos. Na maioria dos casos, as cadelas desmamam seus filhotes automaticamente, e é mais seguro e saudável deixar o desmame para a mãe.
Os filhotes aprendem a mastigar alimentos sólidos quando estão desmamando, então eles devem obter alimentos sólidos e macios – como alimentos secos ou molhados – à medida que começam a amamentar menos.
O leite de cachorro é a fonte alimentar mais saudável para filhotes nas primeiras semanas de vida. É rico em proteínas e ajuda os filhotes a ganhar peso num ritmo uniforme e saudável. Amamentar também fornece aos filhotes alguma imunidade contra doenças e ajuda na saúde em geral. Os cachorros que são desmamados cedo demais podem ter problemas de crescimento, estar em maior risco de infecção ou sofrer de outros problemas de saúde.
Os filhotes aprendem muito do comportamento social através de suas mães e irmãos, e a amamentação é essencial para a integração em grupo. Filhotes durante o período de amamentação aprendem a comportar-se através de pequenas mordidelas de suas mães e irmãos de ninhada. Assim eles corrigem-se uns aos outros ou ganem se morderem com muita força.
Esta é uma maneira de eles também aprendem os fundamentos da linguagem corporal e do comportamento aceitável dos cães.
Quando os filhotes que são tirados de suas mães muito jovens podem ter mais problemas comportamentais. Assim eles frequentemente continuam a agir como cachorros imaturos até a idade adulta e podem brincar mais do que filhotes que foram autorizados a permanecer com suas mães, sendo por isso mais difíceis de educar.