Doenças dos gatos – Sintomas e tratamentos

Quando falamos da saúde dos animais de estimação é sempre muito importante estar atento aos sintomas para que o diagnóstico e o tratamento sejam eficazes. As principais doenças de gatos são bastante desconfortáveis para o animal, atacando principalmente as funções respiratórias e renais. Confira a lista com as principais.

CORIZA

É uma infecção das vias respiratórias superiores, cuja etiologia é múltipla. Aparece com mais gravidade em gatinhos e em animais mais idosos não vacinados.

Sintomas

Os sintomas típicos incluem anorexia, depressão, febre e corrimento naso-ocular. A doença resolve-se geralmente em 5 a 7 dias.
Tratamento
O tratamento é apenas de suporte e consiste na administração de antibióticos para combater possíveis infecções secundárias. Somente é necessário hospitalizar gatos que requerem fluidoterapia, oxigenoterapia, e alimentação forçada.

PANLEUCOPÉNIA FELINA

É uma doença viral altamente contagiosa. Embora afecte principalmente gatos com menos de um ano, esta doença pode ocorrer em qualquer idade. A mortalidade é mais elevada em gatinhos com menos de 6 mêses de idade.

Contagio

Os gatos podem ser infectados com o vírus de vários modos. A maneira mais usual de contágio é o contacto directo com um gato infectado, ou com material infectado como camas ou comedouros. No entanto o vírus pode ser transportado no ar, ou por um dono que passou por um gato infectado e sem querer leva o vírus para casa.

Sintomas

Os sintomas aparecem 2 a 10 dias após a exposição ao vírus, e a doença dura geralmente 5 a 14 dias. O gato doente apresenta febre, depressão, anorexia, vómito e diarreia com desidratação progressiva.

Tratamento

O objectivo do tratamento é evitar a desidratação e infecções secundárias. A panleucopénia pode ser prevenida com a vacinação.

LEUCOSE

É causado por um vírus e é a doença mais fatal nos gatos. O contágio ocorre geralmente por ingestão ou em lutas. O vírus está presente na saliva, secreções respiratórias, fezes e urina. O recém-nascido pode ser infectado no útero ou através do leite de uma mãe doente. O período que ocorre entre a exposição ao vírus e desenvolvimento da doença, é variável e depende do modo de transmissão do vírus.

Sintomas

Os sintomas podem não existir ou podem incluir anemia, doenças que recidivam, febre, inaptência ou morte.

Tratamento

O tratamento é de suporte e geralmente não tem grandes resultados. Hà uma vacina para esta doença mortal, por isso recomendamos que todos os gatos saudáveis sejam testados e se negativos para o vírus, vacinados para reduzir a incidência desta doença.

Raiva

É uma das doenças do gatos mais contagiosa provocada por um vírus. Atinge mortalmente todos os animais de sangue quente, inclusive o Homem. O vírus é eliminado na saliva, e a sua propagação ocorre quando um animal doente morde um saudável. O vírus atinge o sistema nervoso do animal, provocando alterações do seu comportamento (agressividade, nervosismo, desorientação, convulsões) e paralisia progressiva. O animal morre por paralisia respiratória. No Brasil não se regista um caso de raiva há alguns anos, mas de qualquer modo a vacinação anti-rábica deve manter-se, pois como já foi dito anteriormente, todos os animais de sangue quente podem ser atingidos, e assim um animal selvagem doente (raposa, morcego, coelho) pode de um momento para outro passar de um país onde hà raiva, para um outro isento desta doença, passando a ser um foco contagioso.

Sintomas

Os sintomas só irão aparecer após o período de incubação que varia de 3 a 6 semanas. Depois disso esses sintomas vão depender das fases da raiva. A primeira delas é prodômica, nela ocorre mudança de comportamento, o gato se esconde em locais escuros, apresentam uma agitação inusitada em espaços curtos de tempo e maior desobediência, além de comerem coisas incomuns como madeira. A prodômica, uma das fases da raiva, dura apenas de 1 a 3 dias.

A segunda fase da doença vem com um gato mais agressivo que tenta morder tudo e todos. O gato pode também se auto atacar, provocando graves ferimentos. Nesse período que dura em torno de 1 dia o cachorro também saliva muito, parando de comer e de beber água. Na última fase o animal sofre com convulsões generalizadas e entra em um estado paralítico e morrerá dentro de 48h.

Tratamento

A raiva não possui tratamento, sendo uma doença 100% letal. A única forma de prevenção da raiva é a vacinação anual de cães e gatos, mesmo nas regiões urbanas, incluindo os gatos de apartamento.