Alem dos comandos básicos como senta, deita, fica existem outros. O mais comum de todos é o famoso “dar a pata”. Este é um belo truque para mostrar aos amigos. Estes são os truques que pode ensinar ao seu cão e que servem tanto para fortalecer a relação entre vocês quanto para causar uma boa impressão nas pessoas.
Este é um truque que requer mais de tempo e paciência para o cão aprender, mas vale a pena o esforço. A ação de dar a pata cria nas pessoas uma sensação de segurança em relação ao cão, sobretudo nos cães maiores. Mas o efeito mais importante deste truque é desenvolver a confiança entre o cachorro e o dono e reforçando a liderança, com diversão e alegria.
Este truque pode ser ensinado em qualquer idade embora seja mais fácil quando o cão ainda é filhote. Aproveitando o fato do cão usar muito as patas dianteiras para comunicar ou pedir algo, o treino pode acabar por ser mais fácil do que imagina. Em geral, o exercício terá de ser posto em pratica diariamente, durante uma semana pelo menos até o cão começar a executar o truque com naturalidade.
Comece por mandar o cão sentar, sempre prestando muita atenção em você. Agarre um petisco na sua mão fechada, para que ele apenas sinta o cheiro e não veja o que há nela. Leve a mão (com a palma virada para baixo) até ao pé do focinho do cão, porém um pouco para o lado. Assim o cão colocará seu peso mais numa das patas. Estimule-o a descobrir o que há na sua mão. Logo ele irá tentar “pegar” o petisco com a pata. Quando a pata tocar a sua mão, elogie-o, vire a palma para cima, abra a mão e deixe-o pegar o petisco.
Quando ele estiver treinando esse movimento com mais frequência e naturalidade, comece a introduzir o comando “dá a pata” ou só “pata”. Dê o comando no exato momento em que o cachorro encostar a pata em sua mão. Não se esqueça de sempre incentivá-lo com elogios e carinhos.
Comece a alternar a pata que ele deve dar a você. Faça isso repetindo o procedimento com a outra mão, na direção da outra pata. Isso não será difícil para o cão compreender o que deve fazer.
Geralmente o cão fica excitado quando compreende que realizou corretamente a tarefa. Os cães adoram aprender e mostrar ao dono que aprenderam. No entanto, isso pode fazer com que ele fique ansioso e comece dar-lhe a pata assim que sentar, sem que você dê o comando. Nesse caso, diga firmemente “não” (mas sem agressividade). Assim que ele ficar sentado, prestando atenção, mas sem dar a pata, dê o comando.
Recompense-o novamente com carinhos e elogios. Conforme o cachorro vá obedecendo com mais facilidade, vá reduzindo gradualmente a quantidade de petiscos.
Atenção, trata-lo como falta de respeito e disciplina-lo da forma errada, não vai ajudar em nada, pode ter certeza disso. Ele precisa de carinho, só assim vai entender você.
Pratique este treino de adestramento durante pelo menos 10 minutos diários, mas nunca insista caso seu cão demonstre desinteresse ou irritação.
A melhor altura para praticar o adestramento de qualquer truque novo é sempre antes de o cão fazer sua refeição, já que ele estará mais alerta, atento e disposto a obedecer, sabendo que de seguida terá um belo almoço ou janta pela frente.
Por fim, sempre termine o treino num momento positivo, nunca depois de o cão se recusar a realizar a tarefa. Encerrar num momento alegre estimulará o cão a realizar corretamente o truque na próxima vez que praticarem.
Todo o comando de dar a pata serve, além de treinamento para o cão, como um estimulante da coordenação motora e do sentido de equilíbrio do seu cachorro. Use este treino como se fosse uma brincadeira. É tambem interessante ensiná-lo a dar as duas patinhas, alternando várias vezes.
Quando ele estiver já bem treinado, você pode dizer “pata Direita” e “pata esquerda” que ele vai entender o comando rapidamente. O educação do cão, dá-se pelas repetições, sendo que uma hora ou outra ele entende e torna comum para ele fazer isso.